logo instel..

(11) 2987-5942

comercial@instelservice

laudo de medição de aterramento

laudo de aterramento elétrico

O que é um laudo de medição de aterramento?

Um laudo de medição de aterramento é um documento elaborado por um profissional habilitado, geralmente um engenheiro eletricista, com o objetivo de avaliar a eficiência do sistema de aterramento de uma instalação elétrica. O laudo contém informações sobre as medições realizadas, os parâmetros avaliados e os resultados obtidos, fornecendo uma análise completa do sistema de aterramento.

O que é aterramento elétrico ?

O Aterramento Elétrico é um sistema de proteção no qual as instalações elétricas e os equipamentos eletroeletrônicos de uma edificação são conectados à terra por meio de um componente condutor. Esse sistema permite que, em casos de fuga de corrente elétrica, a eletricidade seja escoada diretamente para a terra, evitando choques elétricos e garantindo o correto funcionamento das instalações.

Além de garantir a segurança das pessoas que têm contato com equipamentos elétricos, o aterramento elétrico também atua em situações de descargas atmosféricas (raios) e eletricidade estática. Além disso, facilita o funcionamento de dispositivos de segurança, como disjuntores e fusíveis, e contribui para prolongar a vida útil dos equipamentos, seja em indústrias, empresas ou residências.

Como é esse documento  chamado de laudo de medição aterramento ?

Um laudo de medição de aterramento é um documento técnico, em formato de relatório, que é elaborado por meio de inspeções, análises e medições. Seu objetivo é verificar se o sistema de aterramento da edificação está em boas condições e apto a lidar adequadamente com casos de fuga de corrente elétrica, descargas atmosféricas e eletricidade estática.

O laudo verifica se o sistema está em conformidade com as normas técnicas brasileiras, como a ABNT NBR-5410 (instalações elétricas de baixa tensão), ABNT NBR 14039 (instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV) e a NR-10 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE).

Como são realizadas as medições ?

Durante o processo de medição de aterramento, são realizadas medições de resistência utilizando um equipamento chamado terrômetro, a fim de verificar se os resultados estão dentro dos níveis padronizados. O laudo de medição de aterramento identifica questões de segurança do sistema, destacando possíveis não conformidades encontradas e fornecendo sugestões para corrigir essas falhas, caso necessário.

Qual a importância de realizar um laudo de medição de aterramento ?

A importância do laudo de medição de aterramento é evidente, pois ele é um documento obrigatório por legislação e é exigido por diversas entidades, como o Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de alvará de funcionamento, o Ministério do Trabalho, seguradoras e certificadoras.

Para as empresas, a NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) exige que o empregador realize o aterramento das partes metálicas das máquinas e equipamentos, comprovado por meio do laudo de medição de aterramento.

A seguir, apresentamos alguns benefícios do laudo de medição de aterramento:

  1. Garante a segurança e a integridade física das edificações e das pessoas, prevenindo choques elétricos e danos causados por raios.
  2. Favorece a continuidade das atividades da edificação, evitando interrupções no processo produtivo ou comercial.
  3. Facilita o funcionamento dos dispositivos de segurança, como disjuntores e fusíveis.
  4. Prolonga a vida útil dos equipamentos e dispositivos elétricos.
  5. Evita multas de órgãos públicos.
  6. Previne danos às edificações, instalações elétricas, equipamentos e máquinas.
  7. Reduz o risco de curtos-circuitos, centelhamentos, incêndios e acidentes.
  8. Evita perdas de vidas e danos à saúde das pessoas.
  9. Evita a recusa das seguradoras em cobrir sinistros ocorridos na edificação.
  10. É solicitado para obtenção de certificações, como a ISO.
  11. Previne a responsabilidade civil e criminal em casos de acidentes causados por descargas atmosféricas e não conformidade com as normas regulamentadoras.

Quem deve emitir um laudo de medição de aterramento ?

O laudo de medição de aterramento deve ser elaborado por um engenheiro eletricista experiente e devidamente habilitado no CREA da região onde a vistoria está sendo realizada. É necessário elaborar o laudo nas seguintes ocasiões mínimas:

  1. Na construção de novas edificações.
  2. Após a realização de reformas na edificação, como modificações e ampliações.
  3. Na instalação de novas máquinas e equipamentos.
  4. A cada três anos em outras empresas, indústrias, comércios e edifícios residenciais.

A Instel Service é especializada na realização de vistorias, medições e elaboração de laudos de medição de aterramento em todo o Brasil. Nossos profissionais possuem conhecimento nas legislações específicas de cada estado e nas normas das concessionárias de energia locais. Além disso, temos registro em todos os CREAs do Brasil, o que nos permite atuar em nível nacional, emitindo a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de acordo com os padrões exigidos em cada região.

Portanto, ao contar com os serviços da Instel Service, você terá a garantia de um laudo de medição de aterramento elaborado por profissionais competentes e de acordo com as normas técnicas vigentes. Sua segurança e o bom funcionamento das instalações elétricas estarão em boas mãos.

Orçamento Aqui

Páginas Relacionadas

Todos direitos reservados - Instel Service